Estante do Refúgio: J.K. Rowling - Biografia

30/01/2015

J.K. Rowling - Biografia


Oi gente, tudo bem?
Estava perdida sobre o que falar aqui e lembrei que fazia muito tempo que não apresentava uma biografia para vocês, então hoje falarei sobre a fantástica J.K. Rowling!


Joanne Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling, nasceu em julho de 1965, na Inglaterra. Ela passou a infância em Chepstow e estudou na Wydean Comprehensive, logo depois, foi estudar na Exeter University. Após a graduação, ela se mudou para Londres.
Harry Potter começou a ser escrito durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King's Cross, em Londres. Demorou 5 anos para delinear os enredos de cada livro e começar a escrever o primeiro, A Pedra Filosofal. 


Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.

J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. “Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.



Foi nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA. Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.
Em 2012, J.K. Rowling publicou o seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que agora já se encontra disponível em 44 línguas.

J.K. Rowling também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith, que foi publicado em 2013 e também deve ser traduzido em 37 línguas. Um segundo romance de Robert Galbraith deverá ser publicado em 2014.

J.K. Rowling está atualmente escrevendo um roteiro para cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um roteiro original ambientado no mundo da mágica, muito familiar aos fãs de Harry Potter. Ele marca a sua estreia como roteirista e o início de uma nova série de filmes em parceria com a Warner Bros.
J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.
Espero que tenham gostado, comentem o que acharam e deem opções de autores para eu apresentá-los melhor para vocês.
Beijos da Mands!

16 comentários:

  1. Oi Amanda sou mto fã da J.K.adorei seu post sobre a biografia dela

    bjs

    www.feedyourhead.com.br

    ResponderExcluir
  2. OOi,

    Gostei dessa parte de biografia. eu conhecia bem pouco da J.K porque não tenho o costume de ler suas obras... Mas é algo que eu pretendo mudar em breve.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Ain, que postagem mais amor <3 Sou muito fã da J. K e Harry Potter é sem dúvidas minha série favorita. Incrível ver como essa mulher lutou para ter seus livros publicados, sendo recusada por várias editoras :O

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, imagina como as editoras devem estar arrependidas hoje em dia hahahaha

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei ler sobre a biografia dela, já conhecia sua história de vida, mas não com tantos detalhes.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Digo apenas que adorei ler essa bio. J. K. Rowling é minha diva, com certeza é uma das mulheres que mais me inspiram, não apenas como autora. Acredito que seus leitores iriam adorar uma biografia do John Green, que é um dos autores que mais está bombando ultimamente ;)
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Então, que ótimo que gostou!
      Sobre o John, eu já fiz uma biografia dele aqui, se quiser conferir é só clicar em "Biografias" nas tags!
      Beijosss

      Excluir
  6. Oi! Ainda não li nenhum dos livros da autora (não por falta de vontade haha) mas sei o quanto ela é talentosa. Muito bom conhecer mais. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo o segundo livro do HP e estou gostando bastante, recomendo!

      Excluir
  7. Oi!!
    Nossa, adoro os livros dela. Tenho todos, inclusive o Morte Súbita.
    Até o de quadribol e animais fantasticos hahahaha...
    Só faltam os de pseudonimos dela.
    Voce ja os leu?
    Bjs

    Livrofagia | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Dela eu só li Harry Potter e a Pedra Filosofal e agora estou lendo o segundo livro da série, mas pretendo ler todos!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Amanda!
    Como não gostar da J.K. né?
    Cresci com ela e sou super fã, apesar de ainda não ter lido o chamado cuco =/
    Adorei a bio ^^
    Abraços

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)