Estante do Refúgio: Segredos de como escrever uma boa redação

12/10/2015

Segredos de como escrever uma boa redação

Bom dia, gente!
Hoje vamos diretamente ao que interessa: como escrever uma boa redação. Acredito que a maioria sabe que na redação do ENEM são avaliadas 5 competências, onde cada uma vale 200 pontos, fechando a nota máxima, 1000 pontos. Estarei apresentando para vocês cada uma e explicarei como desenvolve-las.

1.     Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa

Essa é aquela hora que os livros nos ajudam muito pois, mesmo que não saibamos a teoria da gramática, escrevemos bem por ler bem, sabe?
O uso de gírias ou palavras informais, como “aí”, “daí”, prejudica nossa nota, obviamente. Acentuação e pontuação também influenciam muito e, principalmente, concordância verbal, adverbial e nominal. Exemplo:

“As casa é amarelas” (Errado)
“As casas são amarelas” (Certo)

2.     Compreender a proposta da redação

Antes de qualquer coisa, leia a proposta mais de uma vez até entender completamente o que estão pedindo; fugir do tema é um grave problema que pode interferir, e muito, na sua nota. Reflita sobre os textos presentes e seja bastante original. Lembre-se: você tem 30 linhas e poucas horas para ser melhor que 7 milhões de pessoas.

3.     Capacidade de selecionar e organizar informações

O ENEM é a hora que você coloca os forninhos para cair! Ou você é a favor ou contra, e se for a favor, explique muito bem o porquê e se for contra tenha um argumento muito forte para sê-lo. Jamais fique “em cima do muro”, os que corrigem as redações querem pessoas que formem opiniões, mesmo que as vezes diferente da deles. Outra dica é colocar todas as ideias no papel antes de escreve-las em forma de texto para que você possa interliga-las e vê-las de uma forma mais ampla, compreendendo o que você mesmo está pensando.

4.     Demonstrar capacidade e conhecimento da língua para argumentar no texto

Ter um vocabulário extenso, sem repetição, é bastante considerável. Meu conselho é que enquanto estiver apenas praticando escrever as redações, escreva-as com um dicionário de sinônimos do lado e vá anotando essas palavras em um lugar que você olhe todos os dias, enriquecendo o nível de palavras conhecidas (Eu, por exemplo, anoto em Post-its e colo na minha cômoda, assim, visualizo-as todos os dias).


5.     Elaborar uma proposta de solução para os problemas abordados, observando os direitos humanos, valores e diversidade

No final de tudo, o que mais querem é que você elabore uma solução para o problema apresentado. Seja explícito e viável que você se sairá bem.

As competências são essas, mas uma coisa que não podem se esquecer é que você deve estar escrevendo uma dissertação-argumentativa, logo, você OBRIGATÓRIAMENTE tem que dar sua opinião e ao mesmo tempo ser IMPESSOAL, sujeito a zerar a redação se não obedecer essas “ordens”. Exemplo:

“Como estudantes, acho que temos que mudar o Brasil” (Errado)
“Os estudantes devem mudar o Brasil” (Certo)

Observação: Jamais utilize “eu” em sua redação.

E o MAIOR SEGREDO será revelado agora: pratique! Ninguém vai conseguir escrever bem se não tiver praticado antes. Por isso foi feita a parceria com o site Redação Mais, onde você ganha 15% em qualquer pacote utilizando o cupom ESTANTE15.
Por hoje é só, pessoal, deixem nos comentários as dúvidas e demais opiniões.
Até a próxima!
Beijos da Mands.


2 comentários:

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)