Estante do Refúgio: O consumo ilícito de álcool por adolescentes: como enfrentar este desafio? - Dissertação argumentativa

09/09/2015

O consumo ilícito de álcool por adolescentes: como enfrentar este desafio? - Dissertação argumentativa


Porta de entrada ao mundo grotesco


O consumo de drogas lícitas por adolescentes no Brasil é enorme, atualmente 35% dos jovens se embriagaram pelo menos uma vez na vida, 32% se embriagaram no último ano e 21%, no último mês. Mas o que causa esse dano no país? Quais são as consequências desses atos?
Então, em uma pesquisa realizada com 15 mil pessoas, 11% dos adolescentes se embriagam na frente dos pais e parente, eles consideram que este é um "mal menor" comparado aos demais perigos no mundo, o que não sabem é que o consumo de drogas lícitas é "porta de entrada" para o mundo de drogas ilícitas, gravidez indesejadas, desenvolvimento ruim na escola e até mesmo a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis. As chances desses riscos acontecerem de fato são enormes quando um jovem está envolvido com bebidas alcoólicas. 
O fato curioso é que os jovens que bebem mais são os pertencentes a classe A (42%). Por que será? Essa é fácil! A maioria destes tiveram tudo muito fácil, não passam necessidades e não precisam trabalhar para conseguirem o que querem, isso faz com que cresçam sem responsabilidade e maturidade, e, todos sabem que, para beber é preciso de maturidade e consciência.
Assim, a solução para isso não seria fácil, até mesmo porque é um problema nato, onde os pais acham que este é o certo. Para melhorar um pouco a situação seriam precisas palestras em escolas (quanto para filhos tanto para pais) e anúncios na mídia explicando os danos que a bebida pode causar em um jovem, como: processo de aprendizagem e memória diminuem, o riso de desenvolvimento de cirrose e infartos aumentam e o nível de produção de hormônios sexuais caem. Também é importante dar ênfase em como as coisas não são fáceis nesse mundo, que é preciso trabalhar para conseguir o que quer; programas de estágios seriam totalmente bem-vindos nesse caso. Especialistas afirmam - de forma unânime - que: "menores de 18 anos não devem beber sequer uma gosta de álcool", não é preciso um contestamento quanto a isso.

- Amanda Volpato

Redação avaliada em 560 pontos.

Um comentário:

  1. Evitar o uso coloquial (ou seja, do dia a dia. Gírias, etc) diminuem consideravelmente os pontos na redação! Tente evitar por exemplo "Por que será? Essa é fácil!" que você irá longe! :)

    ResponderExcluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)