Estante do Refúgio: Os 13 porquês - Resenha

19/09/2014

Os 13 porquês - Resenha


Fonte: http://codinome-beija-flor.tumblr.com

Nome: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Páginas: 255
Editora: Ática

Sinopse:

"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."

Gente, vocês não tem noção do mínimo de ansiedade que eu estava para ler esse livro. Ele estava no topo da minha listinha, era o mais desejado, e infelizmente, o mais esgotado em todas as livrarias. Então, em uma bela noite chegou um livro por correio pra mim, a embalagem era da Livraria Cultura (único lugar que possui esse livro, pois essa edição já está praticamente esgotada e as outras livrarias estão esperando a próxima edição, e é claro que por esses fatores, o livro não está nada barato), quando eu abri tinha uma cartinha, era o meu avô que havia me mandado (mil vezes obrigada!!!).
Clay tinha uma "paixonite" por Hannah Baker, que acabou se matando. Antes dela se matar ela gravou 7 fitas cassetes com 13 porquês (envolve 13 pessoas) dela ter se matado e essas fitas tem que ser passadas para cada uma dessas pessoas, e caso não passassem, essas histórias seriam espalhadas para todos. E obviamente o Clay recebeu essas fitas.
Vou logo falando que esse livro pode ser visto de duas maneiras. Ao mesmo tempo que ele é uma trama super bem bolada e possui uma narrativa perfeita, ele é um livro muito pesado, conta uma história muito trágica e você fica chocada com tudo isso por muito tempo (eu fiquei cerca de 2 semanas). Eu confesso que fiquei muito revoltada por perceber na quantidade de maldade que esse mundo possui, sabe? E é por isso que eu não indico esse livro (EM HIPÓTESE ALGUMA) para quem tem ou já teve depressão, pois essa é uma história totalmente depressiva.
Apesar de tudo isso, o livro nos faz refletir sobre tudo que já fizemos para alguém e se aquela ação as fez se sentir tão mal como Hannah, pois mesmo sendo coisas pequenas, elas vão se tornando uma bola de neve.
E como eu fiquei aterrorizadamente apaixonada por esse livro (pela capa, narrativa e etc) ele vai levar 5 estrelas.
Vocês já leram esse livro? Se sim, o que acharam? Deixem a opinião de vocês aqui em baixo e até a próxima.
Beijo da Mands!

6 comentários:

  1. Ano passado fiz um curte adaptado desse livro, e foi muito legal! Se um dia tiver coragem te envio o link do vídeo hahahah

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo tanto ler, essa resenha só me deixou com mais vontade :( Eu preciso desse livro.

    http://cafeinspirador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro dificil em? kk' mas ainda bem que voc conseguiu eeh horrivel quando a gente quer muito ler um livro e num acha em canto nenhum... meu problema era na escola quando eu qria mt um livro e o povo jah tinha pegado pra ler.
    Beijoos ♥
    Blog -- filhadoreilarisse.blogspot.com.br
    Twitter -- Filha do Rei
    Fan Page -- Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não ta fácil pra ninguém, né? </3
      Hahahaha, beijão

      Excluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)