Estante do Refúgio: Maioridade Penal: Abaixa ou não?

06/04/2015

Maioridade Penal: Abaixa ou não?


Oi gente, tudo bem?
Na semana passada, nas aulas de português, debatemos muitos assuntos polêmicos e um deles foi a "Maioridade Penal". Antes de começar a falar, quero lembrar que vou expor a minha opinião, mas respeito teses contrárias também. Vamos lá?
Um dos fatores contra a redução é que na constituição de 1988 diz que a maioridade penal é 18 anos. Ok. Agora vamos parar e pensar, como era nosso país à 27 anos atrás? Será mesmo que a taxa de jovens que matavam, estupravam, roubavam... era a mesma que hoje em dia? Para quem assiste jornal sabe muito bem que a taxa de violência no país está cada vez maior, as vezes me assusto com tanta criminalização presente por aqui.
Outra coisa: entendo que se uma criança de 12 anos for influenciada por um adulto, ela vai roubar/matar sem consciência do que está fazendo. Mas eu, que tenho 15 anos, sei muito bem o que é certo ou errado, então imagine uma pessoa de 16 anos? Se ela matou, se ela estuprou, se ela roubou... por que não pode ser presa?
Outro ponto que dizem é de que não possuímos presídios suficientes. Quer dizer que pagamos um ABSURDO de impostos e vocês do governo não vão garantir a segurança de pessoas honestas, que trabalham para sustentar suas famílias pois não possui presídios? Mas para onde está indo todo imposto que pagamos?
Também quero criticar nossas cadeias por aqui. Do que adianta pegar um bandido de mal caráter e colocar num lugar escuro e inabitável como aquele? Sinceramente, até uma pessoa inocente sairia de lá com planos de matar qualquer um.
E tem mais, quantas pessoas cometem crimes apenas para serem presos pois o dinheiro que eles ganham lá é maior que o SALÁRIO MÍNIMO! Tem famílias que sobrevivem com 800 reais (ou menos) por mês e tem que sustentar 5 pessoas, ou talvez mais. Por que um criminoso teria que receber mais do que isso?
Acredito que nosso sistema de segurança no país está todo errado. Apoio a abaixar a maioridade penal sim, mas antes de tudo isso, precisamos de uma reforma geral em todas leis que se tratam sobre isso.
E mais uma vez pergunto: "Para onde está indo todo os imposto que pagamos, se não para nossa saúde, educação e segurança? Pagamos isso atoa?"

4 comentários:

  1. Concordo com o que disse. Não sei como são as coisas nos outros países mas aqui no Brasil está tudo sendo tratado de forma errada. É até assustador pensar no futuro.

    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Educação! Essa, para mim, é a solução! Principalmente no ensino básico.

    Filhos melhores serão pais melhores; uma sociedade e nação melhor.

    Um indivíduo que acrescenta é aquele que pensa, questiona e não aceita o que vem de bandeja! Traz uma solução; faz uma revolução!

    Se você estivesse no poder e quisesse uma vida fácil, incentivaria a revolução ou alienaria seus "subordinados" de modo que facilitassem seus planos e autopromoção?

    O individualismo impera; e há de se perpetuar por muitas gerações. Infelizmente!

    Obrigado pela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, educação é a base de tudo!

      Excluir

Desenvolvido por Ilaloá Design (2015)