Nome: O Nobre Deputado
Autor: Marlon Reis
Editora: Leya
Páginas: 118
Sinopse:
""Meu nome é Cândido Peçanha. Sou um deputado eleito democraticamente para representar o povo de meu Estado. [...] No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será. [...] Meu objetivo aqui é revelar como o poder transforma dinheiro em poder. É um sistema de engenhosidade formidável, complexo e encantador."
Você sabia que o resultado de qualquer eleição no Brasil já está definido muito antes do encerramento da votação? Antes até da abertura das urnas? Isso nos faz pensar que a vontade do eleitor não vale muito no processo. O que conta é a quantidade de dinheiro arrecadado para a campanha vencedora, que usa a verba num esquema infalível de compra de votos. Arrecadou mais, pagou mais. Pagou mais, levou. Simples assim. Não existem números que comprovem tal fato, mas as diversas entrevistas realizadas por Márlon Reis ao longo dos últimos meses para realizar este livro, parecem desvendar o comprometimento do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas com uma gigantesca máquina que vicia todo o processo eleitoral do Brasil de forma assustadoramente eficiente. Isso explicaria muita coisa... Nosso nobre deputado Cândido Peçanha é uma personificação do que o autor deste livro viu e ouviu. Reunimos assim, num único personagem, os testemunhos de vários políticos que, mesmo não se conhecendo entre si e sendo dos mais variados pontos do país, se referem às mesmas práticas de modo minucioso e coerente."
Oi gente, tudo bem?
Então, hoje eu trago a vocês a resenha do primeiro livro de política que li. Ganhei esse livro de uma pessoa muito especial e entrou para a lista dos "Não emprestáveis" hahaha.
É uma leitura muito rápida e fácil de ser compreendida, por isso eu achei muito bom. Normalmente política tem uma linguagem meio diferente, mas esse livro não tem, qualquer palavra diferente vem acompanhada de significado.
Trata-se de uma história narrada por um deputado e ele nos conta como funcionam as pequenas corrupções, praticamente "normais", por lá.
É uma leitura um tanto revoltante mas instigante, acredito que qualquer brasileiro que ame seu país deveria lê-lo para ter conhecimento da grande corrupção que nos cerca.
Indico a leitura para todas as faixas etárias (menos crianças de 0 a 10 anos que irão ficar "boiando") e já adquiri o outro livro do autor que logo logo chegará e resenharei para vocês, ouvi dizer que um complementa o outro.
Espero que todos leiam e divulguem esse fantástico livro!
Dou 5 estrelinhas e até a próxima.
Beijos da Mands!
Nenhum comentário:
Postar um comentário